Planejamento de Custos e Orçamento Empresarial
VOLTAR

Inscrições

Encerradas
Data a definir
Solicite mais informações para a próxima turma:

Público Alvo

Objetivo

Visa a aplicação prática da gestão financeira e orçamentária no ambiente empresarial, permitindo aos participantes debater, aprender, elaborar e aplicar orçamento e custos empresarial, visando sua utilização como instrumento de controle e tomada de decisão para analisar e implementar programas e estratégias através de redução de custos, otimizando processos, negociação com clientes, definição de políticas de preço de venda dos serviços, previsão e planejamento operacional e estratégico da organização.

Programa

Gestão de Custos

Origem, evolução, importância e resultados
Terminologia e classificação
Apuração de custos: Mão-de-obra
Apuração de custos: Materiais diretos
Apuração de custos: CIF / Formas de rateio
Esquema básico de custos
Departamentalização
Métodos de custeio ( Direto / Absorção / ABC )
Sistemas de custos
Custos para tomada de decisão ( Margem de Contribuição / Ponto de equilíbrio /
Margem de Segurança / Formação de Preço de Venda )


Orçamento Empresarial

História, importância e aplicação
Orçamento de vendas
Orçamento de produção
Orçamento de matérias primas
Orçamento de mão de obra direta
Orçamento de custos indiretos de fabricação
Orçamento de despesas comerciais e administrativas
Orçamento de investimentos
Orçamento de caixa
Projeção da DRE e balanço