Análise de Falhas de Rolamentos
VOLTAR

Inscrições

Encerradas
Data a definir
Solicite mais informações para a próxima turma:

Carga Horária
16

Público Alvo

Mecânicos de manutenção, técnicos, inspetores de máquinas, técnicos de análise de vibrações, engenheiros, administradores de manutenção, equipes de suporte à manutenção e produção, fabricantes de máquinas e outros que utilizem rolamentos. É indicado para os responsáveis pela análise de falhas de equipamentos e planejamento de ações pró-ativas, e para todos responsáveis pela eficiência e confiabilidade de equipamentos rotativos.

Objetivo

Fornecer o conhecimento e as instruções necessárias sobre o funcionamento dos rolamentos e seus componentes bem como tipos de falhas pertinentes, desenvolvendo técnicas seguras e objetivas para reconhecer as razões das falhas prematuras e as ações para evitar a recorrência, conseqüentemente aumentando a disponibilidade dos equipamentos . O curso cobre assuntos como: Estatística de falhas; Marca de trabalho; Falhas de montagem, ambiente de operação e o efeito sobre o rolamento; Deficiências da lubrificação; Contaminação, abrasão, etc; Falhas por vibração/impacto; Corrosão.

Programa

O curso Utiliza Recursos Visuais com Fotos, Literaturas Técnicas e Prática de Análise das Falhas, Discutindo as Causas e Oferecendo Sugestões de Correção em Rolamentos e Componentes que Falharam em Trabalho, Cobrindo os Seguintes Temas:

- Estatística de Falhas

- Marcas Normais de Trabalho

- Falhas Primárias

- Desgaste

- Endentações

- Arranhamento

- Corrosão

- Passagem de Corrente Elétrica

- Falhas Secundárias

- Descascamento

- Trinca

- Falhas em Componentes

- Discussão em Grupo e Apresentação de Trabalhos de Análise de Casos Reais de Rolamentos que Falharam em Trabalho, Contendo os Tipos de Falhas Identificadas, a Causa Raiz da Falha, as Ações Corretivas e as Conclusões.