Manutenção Centrada em Confiabilidade
VOLTAR

Inscrições

Encerradas
Data a definir
Solicite mais informações para a próxima turma:

Carga Horária
16

Público Alvo

 

Objetivo

Este curso tem por finalidade apresentar a metodologia de Manutenção Centrada na Confiabilidade (RCM) e também os conceitos básicos da Análise de Dados de Vida (Confiabilidade Quantitativa). O curso também irá focar aplicações práticas utilizando como apoio o software RCM++

Programa

- Engenharia de confiabilidade:
Conceitos básicos de confiabilidade; taxa de falha; tmef; tmpf; configurações série, paralelo, reserva,  diagrama de bloco da confiabilidade; e distribuição de weibull (determinação dos parâmetros da distribuição de weibull).

- Engenharia de manutenabilidade (ou mantenabilidade): 
Conceitos básicos de manutenabilidade; previsão do tmpr (tempo médio para reparo); tmpm (tempo médio para manutenção); análise do tempo de paralisação de sistemas; previsão do tmpr; e distribuição lognormal (determinação dos parâmetros da distribuição lognormal).

- Disponibilidade de sistemas:
Conceitos básicos de disponibilidade; disponibilidade operacional, inerente e achada; equipamentos não reparáveis; equipamentos parcialmente reparáveis; equipamentos reparáveis; e freqüência de acidentes.

- Manutenção corretiva, preventiva e preditiva:
Políticas de manutenção; alternativas e estratégias para manutenção; manutenção corretiva versus manutenção preventiva,  manutenção preventiva versus manutenção preditiva; simulando o intervalo ótimo para manutenção preventiva; e intervalo ótimo para efetuar manutenção preventiva.
fmea-fmeca (modos de falha e análise dos efeitos – modos de falha, efeito e análise da criticidade)
propósito da fmea; descrição geral da fmea; principais passos para desenvolvimento da fmea; sintoma; modo de falha; causa provável de falha; efeito da falha; rpn (risk priority number), e análise da criticidade. apresentação da mil-std-1629a.
fta (análise por árvore de falhas)
conceitos básicos de fta; construção das árvores de falha; análise qualitativa e quantitativa; propriedades básicas de álgebra booleana; falhas de causa comum; matriz de criticidade; algoritmo de fussel e vesely; método lambda-tau; e exemplo prático de construção de uma árvore de falhas.

- Risco:
 Conceitos básicos de risco; risco subjetivo e quantitativo; movimento do risco; erro humano; e análise da manutenção com base no risco.

- RCM: 
Conceitos básicos da rcm, hierarquização de sistemas e equipamentos, modos de falha e mecanismos de falha; característica das falhas a-b-c-d-e-f  dos equipamentos; gráfico pf; políticas de manutenção; diagrama de bloco funcional; diagrama lógico;

- Inspeções preditivas: 
Técnicas e aplicações; as sete perguntas da rcm; os custos relacionados a manutenção corretiva e preventiva (sistemática e com base na condição); os controles, as tarefas e as ações; os pacotes de manutenção; as vantagens da aplicação da rcm; casos de sucesso; e a implementação e acompanhamento da rcm.

- Softwares da reliasoft a ser utilizado:
 weibull++ (análise de falhas); lambda predict (predição da taxa de falhas); blocksim (simulação da confiabilidade de sistemas); xfmea (modos de falha e análise dos efeitos) e rcm++ (manutenção centrada na confiabilidade).

- Determinação da confiabilidade:
(taxa de falhas, tmpf e confiabilidade) de placas eletrônicas; intervalo ótimo para manutenção preventiva de filtros de óleo lubrificante; árvore de falhas de sistemas/equipamentos; predição do tmpr; fmea de equipamento; cálculo da probabilidade de falha de eventos utilizando fta; rcm de equipamentos.