Flotação
VOLTAR

Inscrições

Encerradas
Data a definir
Solicite mais informações para a próxima turma:

Carga Horária
16

Público Alvo

Engenheiros e Técnicos.

Depoimentos

"O curso foi muito bom, tive oportunidade de conhecer a parte teórica de Flotação. Esse curso foi muito importante para o meu crescimento profissional."

Vitor Mendes Filho
Vale

"As impressões sobre o evento foram positivas, principalmente o profissionalismo e seriedade das pessoas envolvidas. Com isso reforçando a credibilidade e competência que a TTE tem no mercado(empresas)"

Adriano Raimundo Toton
CSN

Objetivo

Este curso objetiva propiciar aos participantes, engenheiros e técnicos , uma visão global do processo de flotação de minérios, abrangendo os aspectos fundamentais da técnica, incluindo aplicações recentes no campo de reagentes e equipamentos.

Programa

I. Escopo, Histórico e Aplicações do Processo de Flotação.

II. Preparação de Superfícies: O Papel dos Reagentes (coletores, espumantes e modificadores).

III. Aspectos Termodinâmicos, Cinéticos e Hidrodinâmicos do Processo de Flotação.

IV. Circuitos Industriais: Cálculos, Dimensionamento de Equipamentos, Otimização e Controle de Processos, Modelamento Matemático, Preparação de Reagentes, Células de Coluna x Mecânicas.

V. Desenvolvimento de Processos de Flotação: Escale-up de Operações.

VI. Fatores que afetam a Flotação: Influência do Minério, Moagem/Classificação, Deslamagem, Variáveis Operacionais do Processo (% de sólidos, dosagem de reagentes, rotação do impelidor, tempos de condicionamento, tempos de flotação, arranjos de circuito).

VII. Flotação de Ultrafinos.

VIII. Flotação de Grossos.

IX. Flotação de Sulfetos, Minerais Apolares e Oximinerais: Reagentes Específicos, Processos Industriais, Problemas Tecnológicos Inerentes.