OUTROS

Alfabetização sem Mistério
VOLTAR

Inscrições

Encerradas
Data a definir
Solicite mais informações para a próxima turma:

Público Alvo

--

Objetivo

Desenvolver habilidades de problematizar e analisar a prática de ensino-aprendizagem da língua portuguesa no contexto atual, estabelecendo como objeto de estudo o processo de interação lingüística mediado pelo texto oral e/ou escrito e suas respectivas condições de produção e recepção.

Programa

Unidades Subunidades Metodologia C.H


1- História da Escrita

- Escrita e Civilização

- Sistema de Representação

- Criação do Alfabeto

- Dinâmica de Grupo

- Aula Expositiva

- Vídeo 5 Horas/Aula

2- Métodos de Alfabetização

- Métodos Analítico, Sintético, Processo
Construtivista

- Dinâmica de Grupo

- Aula Expositiva

- Debate

- Vídeo 5
Horas/Aula

3- Modelo Construtivista e o Ensino

- Aprendizagem da Leitura e da Escrita

- Pensadores da Educação e Alfabetização

- Porque a Escola Hoje Vem Fazendo Opção Pela Construção do Conhecimento em Leitura e Escrita?

- Em que Consiste o Modelo Construtivista?

- O que é Relevante do Ponto de vVista Conceitual, no Ensino-Aprendizagem da Alfabetização?

- Experiências de Piaget, Vygotsky,
Ferreiro e Teberosky

- Dinâmica de Grupo

- Troca de Experiência

- Aula Expositiva

- Vídeo 5 Horas/Aula

4- A Representação da Linguagem e o Processo de Alfabetização

- A Escrita como Sistema de Representação

- As Concepções da Criança a Respeito do Sistema da Escrita

- Processo de Aquisição da Língua Escrita no Contexto
Escolar

- Aula Expositiva

- Vídeo

- Oficinas Práticas 5 Horas/Aula

5- Formando Crianças Leitoras e Produtoras de Textos

- Atividades Significativas na Construção do Código Alfabético

- Dinâmica de Grupo

- Oficinas Práticas

- Aula Expositiva

- Debates 5 Horas/Aula

6- Ambiente Alfabetizador

- Como Construir um Ambiente Alfabetizador

- Atividades Significativas para Compor um Ambiente Alfabetizador

- Dinâmica de Grupo

- Oficinas Práticas

- Debates

- Vídeo 5 Horas/Aula

7- Portadores de Texto

- Como Trabalhar Cada um dos Portadores de Texto

- Atividades Significativas Para se Trabalhar os Tipos de Textos

- Papel do Professor

- Dinâmica de Grupo

- Aula Expositiva

- Oficinas Práticas 5 Horas/Aula

8- Letramento

- Literatura Infantil

- Letramento e Alfabetização

- A Importância dos Contos de Fadas na Alfabetização

- Dinâmica de Grupo

- Aula Expositiva

- Seminário 5 Horas/Aula