A Implantação da Auditoria e a Gestão Orçamentária Municipal
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Carga Horária
8

Público Alvo

Contadores, técnicos de contabilidade, chefias do Departamento de Finanças, diretores, Secretários de Finanças e demais servidores que atuam na área financeira e orçamentária do município.

Objetivo

Orientar, treinar e fazer entender a aplicação do sistema de auditoria do estado, sobre as exigências do Tribunal de Contas do Estado, para uma perfeita adequação dos municípios.

Programa

1. Os objetivos da auditoria
2. O Plano de Contas
3. Os dados enviados ao Tribunal de Contas e seus respectivos prazos legais
4. Os códigos de aplicação
5. As fontes de recursos
6. A necessária compatibilização do PPA, da LDO e da LOA ao projeto de auditoria
7. A implantação do cadastro de fornecedores
8. Os controles de contas correntes
9. Os controles dos contratos e convênios
10. Os procedimentos para a abertura da execução orçamentária e dos saldos de balanço
11. A execução financeira e orçamentária
12. A sistemática de controle das responsabilidades
13. Os recursos vinculados
14. A realização da programação financeira e desembolso
15. A obediência à ordem cronológica dos pagamentos
16. O processamento da despesa
17. O processamento das receitas e despesas extraordinárias
18. Os controles e as definições dos créditos adicionais
19. Os controles e as definições do remanejamento, transferência e transposição de recursos orçamentários
20. Aspectos práticos dos procedimentos de execução orçamentária e financeira e o envio ao Projeto AUDESP