Formação em Educação Corporativa

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO


Objetivo

i) Desenvolver nos participantes a visão sistêmica da área de treinamento por intermédio de recursos, ferramentas e instrumentos que possibilitem ao profissional de Recursos Humanos e, especificamente da área de treinamento, ter o domínio do que precisa treinar, de quem deve ser treinado, como deve ser treinado, motivo pelo qual deve ser treinado, além de desenvolver um processo que o permita obter mensuração e controle dos resultados, inclusive do investimento. ii) Tornar mais amplo o conjunto de metodologias de treinamento e buscar soluções personalizadas e oportunas para suprir as necessidades da organização. iii) Desenvolver a aptidão para aguçar a visão de cenários para diagnosticar assertivamente a identificação de solução e de estratégia educacionais mais adequadas. iv) Ampliar a capacidade técnica para utilizar novas ferramentas e aplicar metodologias de treinamento inovadoras.

Público Alvo

Ggestores de pessoas que tem como objetivo promover o desenvolvimento dos colaboradores, a gestão do conhecimento e o crescimento da empresa.

Programa

Contexto e Cenários

. Evolução do Treinamento e Desenvolvimento

. Cinco disciplinas de Peter Senge

. Universidades corporativas

. T&D convencional versus T&D estratégico

. Treinamento: custo ou investimento

 

Processos e Métodos de T&D

. Processo de LNT

. Abordagem reativa do LNT

. Processo de ANT

. Abordagem Interativa ou Proativa do ANT

 

Metodologias e Padrão Internacional de Treinamento

. Modelo ISO 10.015

. Planejamento e projeto de T&D: Levantamento de necessidades do treinamento, público alvo e diagnóstico

. Recursos para levantamento do diagnóstico, modalidades de pesquisa e definição de público alvo

. Elaboração do programa

. Declaração dos objetivos, como identificá-los e desenvolvê-los

. As etapas da elaboração de um plano de ensino e de um plano de treinamento

. Cuidados na distribuição da carga horária

. Elaboração de material didático

. Seleção e indicação de instrutores

. Planejamento da avaliação. Como Escolher a Melhor Forma de Avaliação para Cada Tipo de Treinamento

. Tipologia Organizacional

. Cronograma

 

Projeto e Planejamento do Treinamento

. O conceito da Aprendizagem e suas consequências

. Relatório de necessidades de treinamento

. Justificativa do projeto perante o mercado e à organização

. Definição de metas e objetivos

. Escolha das metodologias

. Plano de Ensino/aprendizagem

. Plano de treinamento

. Competências/requisitos dos instrutores

. Execução

. Avaliação

 

Aprendizagem e Treinamento

. As 6 disciplinas que transformam educação em resultados para o negócio (de Pollock, Roy; Jefferson, Andrew; Wick, Calhoun)

. Técnicas de ensino-aprendizagem baseadas na Andragogia que considera a experiência do treinando como instrumento de participação e construção de novos conceitos.

. Como as pessoas aprendem: modelo 70:20:10

. Tipologia de Bloom

. Formas de indução de aprendizagem

 

Recursos Didáticos e Audiovisuais

. Preparativos logísticos

. Sala de treinamento

. Lista de participantes – definição do número adequado.

. Tipos de distribuição das cadeiras e mesas

. Apostila, lápis, caneta, rascunho,

. Instrutor,

. Transporte de participantes,

. Vídeos

. Dinâmicas, vivências (Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV)

 

Tipos de Treinamento

. Treinamento no trabalho (on-the-job)

. O treinamento formal interno cursos, palestras e seminários para a capacitação dos funcionários

. O treinamento formal externo

. EAD

. Simpósio

. Seminário

. Curso

. Congresso

. Mesa redonda

 

Execução do Treinamento

. O plano de aula e o plano de ensino como referência

. Postura, gestos, linguagem corporal, movimentação diante dos treinandos

. Contato visual e técnicas para ativação da atenção do público

. O uso correto da linguagem: observar e eliminar vícios, ter fluência, fazer pausas e ter objetividade

. Abertura, desenvolvimento e conclusão do treinamento

. O recurso instrucional como material de apoio ao instrutor

. Recursos tecnológicos, visuais e audiovisuais: como utilizá-los

. O que não se deve fazer quando estiver facilitando o treinamento

. Gestão do tempo

. Exercícios para melhorar a retenção de conhecimentos

. O uso de perguntas como estratégia educacional

. A fórmula: 1/3 exposição dialógica e 2/3, práticas, vídeos e vivências ou trabalhos em grupo

 

Administração do Treinamento

. O ambiente competitivo

. O novo perfil do treinando

. Indicadores de Treinamento

. Relatório Anual de Treinamento

 

Tendências e Modelos na Gestão do Capital Humano

. O papel do RH na atualidade:

. Modelo de múltiplos papéis, (de Ulrich)

. Administração de estratégias de RH,

. Administração da infraestrutura da empresa,

. Administração da contribuição dos funcionários

. Administração da transformação e mudança,

. O T&D de Resultados

. O Modelo ADDIE da ATD – Analysis (Análise), Design (Desenho), Development (Desenvolvimento), Implementation (Implementação) e Evaluation (Avaliação).

. Desenho de programa – Regra 90-20-8

 

Mensuração de Rresultados e Avaliação da Eficácia em Treinamento

. Modelo de Kirkpatrick (Os 4 níveis de Kirkpatrick),

. Reação

. Aprendizado

. Comportamento

. Resultados

. Modelo de Philips - ROI

. Outros métodos: desempenho e competências

. ROI de treinamento, ROE – partes interessadas

. Benefícios sociais

 

Indicadores de T&D

. Indicadores de Produção

. Indicadores de Reação, Aprendizado e Comportamento

. Indicadores de Impacto

. Indicadores financeiros

Como relatar resultados de T&D

 

Apresentação de Projeto

. Apresentação dos projetos elaborados pelos alunos, a avaliação dos trabalhos e da performance dos participantes

. Avaliação e validação do aprendizado (constante e gradativa, culminando com a apresentação do projeto, ao final do treinamento)

. Avaliação pelo facilitador da performance do grupo

. Avaliação de reação – o impacto imediato (feita pelos alunos)

Carga Horária

40h
INSCRIÇÕES
Aguardar abertura de novas turmas
QUER SABER MAIS SOBRE O CURSO?
Entre em contato conosco.

    VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR: